Para maior conscientização dos colaboradores que trabalham no canteiro de obras do empreendimento Jardim Imperial 2 da MP Construtora, em São Gonçalo, a equipe de Produção e Responsabilidade Socioambiental reservou o DDS da última sexta-feira, 10, para realização da campanha do Novembro Azul. Funcionários da MV Engenharia também participaram do evento.

Atentos, os trabalhadores assistiram à palestra sobre cuidados que o homem deve ter para se prevenir não apenas contra o câncer de próstata, mas também de outros tipos da doença que afetam a sua saúde.
Em seguida, participaram de diversas ações sociais, desenvolvidas pelo Centro Educacional Thomaz Oliveira e a ONG Abraço do Tigre, de São Gonçalo: cortaram o cabelo, aferiram a pressão arterial, se receberam o tratamento de auriculoterapia – técnica da medicina oriental que coloca sementes em pontos estratégicos da orelha para bloquear a intensidade de dores na coluna, nas costas e em outras partes do corpo. Por fim, houve até tratamento de pele com uma consultora de beleza da Mary Kay, para aqueles que ficam muito tempo expostos ao sol e poeira.

Segundo a coordenadora de Responsabilidade Socioambiental da MP, Natália Xavier (que aparece na foto da abertura da matéria), uma das missões da Construtora é investir na qualidade de vida de seus colaboradores:
– Participando de ações positivas como essas, eles replicam os resultados para além do ambiente de trabalho, levando o mesmo bem-estar para a sua casa – comentou, enquanto ajudava a servir o café da manhã.
Prosseguindo, a coordenadora também destacou a atuação da MV Engenharia:
– Ficamos felizes em saber que a MV também trata os seus colaboradores da mesma forma. Isso é fundamental para que tenhamos um ambiente de trabalho dentro do mais alto nível de companheirismo. Faremos novas parcerias em outros eventos – concluiu.

Os riscos do câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. No Brasil, estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Atualmente, é a segunda causa de óbito por câncer na população masculina, reafirmando sua importância epidemiológica no país.

A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir da sexta década de vida, bem como, histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. Destaca-se também a exposição a agentes químicos relacionados ao trabalho, sendo responsável por 1% dos casos de câncer de próstata.
O INCA recomenda que os homens estejam alertas a qualquer anormalidade no corpo e procurem o serviço de saúde o mais breve possível para realizar o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Fonte: INCA

Veja também:

Dever de casa: levar informações sobre o Outubro Rosa para conversar com a família

Só não vê quem não quer: Falta dos óculos de proteção mandou mais de mil para o estaleiro